Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

TEXTO DA WIKI


UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO 2011/2012
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – ANO:2011/2012
Aluna: Eloisa Nunes Fonseca
Tutora: Ivonete Bitencourt A. Bittelbrunn

            Inicio minha produção com o significado do termo wiki  quer dizer rápido e que é utilizado para identificar um tipo especifico de coleção de documentos em hipertexto.
Este software sendo colaborativo permite a produção e edição de textos na coletividade, podendo ser alterado pelos participantes, basta ter acesso  através da web, com  este software  para que os integrantes possam realizar suas produções .
Se pararmos para pensar em wikis geralmente, pensamos em Wikipédia, ( enciclopédia)pois tem sido a opção de muitas colaborações bem sucedidas e de implementações compartilhamento de informações. Existem várias fontes  seguras de pesquisas para construção de Web sites, para gerenciar manuais de usuários on line, e este se trata de uma ferramenta que propicia a colaboração aberta dos participantes.
Como wikis são tão versáteis, o software wiki já foi usado de muitas maneiras para ajudar organizações a construírem uma presença forte na Web. Além de construir um site inteiro em um pacote de software wiki — o que é frequentemente feito — organizações que implementam wikis como parte de sua presença na Web frequentemente fazem isso para fornecer a seus visitantes:  Um local para colaboração, uma biblioteca de conteúdo, um sistema de gerenciamento de conhecimento. 
Em tempos modernos devemos estar atentos aos novos recursos tecnológicos disponíveis para nosso alunos, pois os alunos gostam de se comunicar pela internet  As páginas de grupos na Internet permitem o envio de correio eletrônico e seu registro numa página WEB. Tem ferramentas de discussão on line (chat) e off-line (fórum).  Quando focamos mais a aprendizagem através do uso das tecnologias, se torna mais atraente
As  escolas , com as redes eletrônicas, abre-se para o mundo; o aluno e o professor se expõem, divulgam seus projetos e pesquisas, são avaliados pelos professores e ao mesmo tempo os alunos realizam sua participação fazendo comentários dos trabalhos postados no site da escola.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki
http://www.ibm.com/developerworks/br/library/os-social-mediawiki/
http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário