Páginas

WEBQUEST



WebQuest  para alunos do 8° ano de Ciências
Desenvolvido por
Eloisa Nunes Fonseca


INTRODUÇÃO
Ambiente Limpo
O homem retira do ambiente alguns recursos que são indispensáveis para sua sobrevivência, porém se não usar de forma consciente, no futuro poderá ficar sem. Quais as atitudes que devemos toma para que isso não ocorra?
A preservação ambiental envolve questões diversas como manutenção dos recursos naturais. Por esse motivo devemos procuramos soluções e realizar ações  com os alunos envolvidos com o objetivo de Intervir na manutenção da saúde ambiental, social e física conscientizando a comunidade escolar e local sobre a importância da prevenção e combate dos criadouros do mosquito da Dengue no ambiente escolar e comunitário.



TAREFA
ü Fazer um mural informativo a respeito da necessidade de manter o ambiente limpo de forma preventiva  no combate dos criadouros do mosquito transmissor da dengue e expor nas dependências da escola.
ü Responder  questionário ( check list) a respeito das práticas individuais e familiares que realizam em sua residência.
ü Expor as idéias e soluções de manutenção e preservação do ambiente escolar em forma de  apresentação explorando o conteúdo, utilizando os recursos de data-show e o programa de PowerPoint em forma de Banner conforme modelo.
ü Enviar mensagens via emails para os colegas divulgando a forma de conscientizar a comunidade na prevenção da dengue;
ü Divulgar no blog da escola as atividades significativas.
PROCESSO
Todos devem pesquisar na internet as formas e ações de prevenção da dengue no ambiente escolar, nos sites sugeridos;e em seguida confeccionar os cartazes para exposição na escola;
Salvar os dados coletados em sua pasta na sala de tecnologia da escola e posteriormente montar as apresentações em power point;(banner) e enviar as mensagens (via email)para a comunidade escolar;
Em casa realizar o questionário com auxilio dos pais e fazer os relatos e discussões do assunto em sala de aula com os colegas e profofessor
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante todo o processo de construção do trabalho, através de observações e registros onde serão analisados os seguintes aspectos:
·        Criatividade;
·        Pontualidade;
·        Participação e envolvimento nas atividades propostas.


CONCLUSÃO

A dengue é um mal que pode ser combatido, por isso este  trabalho é uma maneira de conscientizar os alunos sobre a importância da prevenção  e manutenção de um  ambiente limpo e saudável, portanto utilize os conhecimentos que você adquiriu e incentive seus familiares, colegas para entrarem nessa luta. A prevenção é a melhor solução